O que é a dor nos dentes
Como já foi dito, a dor de dente pode ocorrer por diversos motivos, mas na maior parte, ela é uma inflamação na polpa do dente. A anatomia do dente é composta por esmalte, dentina e polpa (que ocupa o canal do dente).

Essa polpa é formada por terminações nervosas, vasos sanguíneos e tecidos. A dor ocorre quando algum agente químico, bacteriano ou traumático atinge a polpa do dente.

Tipos de dor
Pode não parecer, mas existe mais de um tipo de dor de dente. Como as causas são variadas, o nervo também é afetado de formas diferentes. Veja:

1. Sensibilidade passageira
Uma das dores mais comuns; ela dura brevemente, e só incomoda quando a pessoa consome algo muito quente ou muito gelado.

2. Dor ao morder
Sentir uma dor aguda no momento da mastigação pode indicar problemas na estrutura do dente.

3. Dor constante + gengiva inchada + sensibilidade
Esse conjunto de sintomas sugerem a existência de uma infecção, e que pode ter origem a partir de uma gengivite ou periodontite;

4. Dor + “pressão” na arcada dentária
Essa dor costuma estar combinada com dores de cabeça, e muitas vezes é ocasionada pelo apertamento ou pelo bruxismo (condição em que a pessoa range os dentes involuntariamente).

Principais causas
Descubra quais são os fatores mais comuns que causam a dor nos dentes:

*Cáries
As cáries representam uma das principais causas da dor em dentes. Essa condição, que atinge um número intenso de pacientes, ocorre quando bactérias presentes na boca corroem e lesionam partes do dente. Com o tempo - e a falta de cuidados - as bactérias acumuladas formam placas, e até mesmo “buracos” no dente – as cáries.

Sem tratamento, esses buracos ficam mais fundos, e as lesões chegam até a polpa, o que resulta nas dores. Quem sofre com cárie sente muita dor, principalmente ao comer doces.

O que ajuda a impedir a formação da cárie é uma rotina correta de limpeza: escovação e uso de fio dental com frequência são a melhor prevenção para este problema.

*Doenças periodontais
As doenças que atacam a gengiva começam com uma inflamação leve, e a medida que evoluem sem tratamento, elas podem se acentuar, gerando muita dor e infecções. Essa condição independe de se ter cáries ou não.

O que pode começar com uma gengivite, pode acabar evoluindo para uma periodontite, e com isso um aumento maior da dor, perda do osso que da suporte ao dente e em alguns casos do próprio dente.

*Esmalte desgastado
O esmalte do dente quando sofre desgaste, também pode ser uma causa de dor. Alimentação e escovação inadequadas, ou excessivos procedimentos de clareamento dental são alguns dos motivos que levam ao desgaste do esmalte.

Por ser uma das principais “proteções” do dente contra agentes externos, esse desgaste do esmalte pode causar uma sensibilidade, bem como pode gerar outras dores e desconfortos.

*Retração da gengiva
Protetora da raiz dos dentes, quando a gengiva se retrai, ocorre uma exposição da raiz, e muitas vezes isso pode ser uma porta de entrada para bactérias e outros problemas além de causar uma dor.

No caso de retração, a dor aparece mais perto da raiz do dente, sendo capaz de atingir também a gengiva.

*Traumas
Uma causa bem óbvia da dor de dente. Ao bater a boca ou dentes em algo, é muito comum sentir dores na região. Na prática de esportes de contato também é normal receber batidas ou pancadas, por isso os protetores bucais são tão importantes.

É preciso estar atento, pois até mesmo batidas leves em situações do dia a dia podem lesionar um dente sem que o paciente saiba, e por consequência, ser o motivo de dores ao mastigar e até ser necessário tratar o canal do dente.

Tratamento
A forma para tratar a dor de dente vai variar segundo a causa e o tipo de dor que cada paciente apresentar. O correto é buscar um diagnóstico preciso de um profissional dentista o mais rápido possível - para que incômodos simples não se tornem doenças mais sérias.
A cárie é um dos maiores causadores dessa dor, e ela pode surgir devido a questões simples como a falta de higienização, ou a limpeza realizada de forma incorreta. Pacientes com dentes tortos geralmente são os que mais têm dificuldades para higienizar os dentes.

Dentro da Ortodontia existe o tratamento perfeito para a correção desses problemas: os alinhadores estéticos invisíveis. Realizados com a mais alta tecnologia, e de forma totalmente personalizada, os tratamentos com alinhadores Invisalign® e OrthoAligner® utilizam de moldes feitos a partir do escaneamento 3D das arcadas dentárias, e corrigem os dentes dos pacientes com rapidez e alta taxa de qualidade e precisão.

Além dessas vantagens, as placas removíveis permitem que a higienização seja feita de forma eficaz, pois é possível retirá-las.

Cuide-se
Sofrer com dores nos dentes não é nada agradável - e você pode estar sofrendo com algum problema bucal grave sem saber.
Procure um profissional qualificado para te ajudar a escolher o melhor tratamento. O Dr. Paulo Renato e o Dr. Sérgio Casarim possuem vasta experiência em diversos campos da Ortodontia. Agende já sua consulta!

Rua Oscar Vidal , 307 - Sala 402
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 3015-6465