1.Não faça as refeições usando o seu alinhador
A ideia dos alinhadores serem removíveis deve ser aproveitada de forma positiva, ou seja, retire-os ao se alimentar. Dessa forma, você preserva o objeto e facilita a higienização. Mesmo que você já tenha tentado comer com seu alinhador, tente não repetir.

2.Limpe corretamente
A higienização do seu alinhador é determinante durante o tratamento, pois isso vai assegurar que eles continuem transparentes e imperceptíveis, mas principalmente, limpos e livres das bactérias que podem causar cáries.

Com a recomendação do ortodontista, você pode usar cristais de limpeza, que vão auxiliar na higienização regular dos seus alinhadores.

3.Não ferva
Não se deve colocar sua placa na água quente, nem tão pouco ferver, porque isso pode deformar e estragar.

4.Higienize seus dentes
A limpeza dos seus dentes também é primordial, pois preserva a sua saúde bucal e mantém o seu aparelho limpo.

5. Não esqueça sua caixinha
Seu alinhador deve sempre ser guardado na caixinha. Evite deixá-lo em balcões ou pias para não perdê-lo e não ficar exposto a sujeiras. Leve sua caixinha sempre com você, principalmente para restaurantes ou outros lugares em que precisar tirar o aparelho, pois envolvê-lo no guardanapo é uma das principais formas de perda.

Observação: antes de guardar, faça a devida higienização

Como higienizar o seu alinhador?
O processo de limpeza é simples, você vai precisar de itens que você já usa diariamente na escovação dos dentes. Escolha uma escova de dente de cerdas macias e use uma pequena quantidade de creme dental. Escove a parte interna e a externa delicadamente, retirando as impurezas que ficam mais aderidas.

Há quem prefira começar escovando a superfície externa com o alinhador ainda nos dentes, e depois com ele fora da boca, higieniza por dentro. Após cada limpeza você deve enxaguar bem o seu material com água em temperatura ambiente.

Algumas recomendações importantes: não use limpadores de dentadura e não mergulhe seu alinhador em soluções de bochechos. Ambos podem danificar a superfície e comprometer a transparência do aparelho, tornando-o mais opaco e visível.

Limpeza oral diária
Como foi explicado, para comer e beber (exceto água), você deve remover seus alinhadores. Após cada refeição, escove seus dentes (priorize escovas macias) e passe o fio dental.

Caso você não possa fazer a limpeza completa, faça pelo menos bocheco e enxágue seu aparelho com água corrente. Essa é apenas uma medida para quando você esquecer seu material, o ideal é sempre carregar com você.

Para manter os dentes e boca saudáveis, faça visitas regulares ao dentista, assim o seu tratamento ortodôntico ficará completo.

Conheça mais sobre os alinhadores Invisalign®, Essix® Clear Aligner e Orthoaligner®

Os alinhadores ortodônticos estéticos realizam um tratamento higiênico, confortável, com aparência invisível e utilizando recursos tecnológicos modernos.
Todo planejamento utiliza softwares avançados que estimam com mais assertividade a duração e os resultados. Através um método inovador, estes corrigem com eficácia e confiança o posicionamento dos dentes, transformando o seu sorriso.

Cuidar do seu alinhador ortodôntico não é uma tarefa difícil, basta seguir direitinho as recomendações. O resultado depende da sua dedicação e responsabilidade.
Assim você terá um sorriso bonito, saudável e harmônico.

Agende sua consulta em um consultório digital!
Rua Oscar Vidal, nº 307, sala 402 | Centro
Juiz de Fora - MG | CEP 36016-290
32 3015.0204