De acordo com o portal, no mundo inteiro já existem mais de cinco milhões de adeptos dos alinhadores invisíveis. Em Juiz de Fora, os doutores Sérgio Henrique Casarim Fernandes e Paulo Renato Carvalho Ribeiro, responsáveis pela projeto Ortodontia Invisível JF, são referência no tratamento com os alinhadores estéticos.

A técnica ganha adeptos por oferecer um tratamento rápido, prático e discreto para corrigir a má oclusão dos dentes. Além de serem praticamente invisíveis, os aligners são removíveis e isso facilita a higienização bucal e proporciona maior conforto durante o tratamento.

Continue a leitura para saber mais sobre essas novidades!

Alinhadores estéticos
Estes sistemas utilizam uma abordagem inovadora e de última geração que promove a oclusão ideal dos dentes, por meio de um planejamento em 3D. Através dele é possível visualizar os resultados finais antes mesmo do tratamento começar.
O procedimento emprega uma sequência de placas personalizadas, confeccionadas de um plástico transparente especialmente desenvolvido para proporcionar um tratamento confortável e previsível. Ao longo do tratamento, essas placas vão sendo substituídas.
O paciente necessita utilizar os alinhadores conforme o ortodontista recomendar. Assim, os dentes serão movimentados para a posição ideal, e de maneira gradativa os dentes serão movimentados para a posição ideal de uma forma estética, previsível e confortável.
Confira outras inovações destacadas pela Revista Galileu:
Conectividade na escovação
As escovas de dentes elétricas já são bastante conhecidas entre dentistas e pacientes; mas a grande novidade é o uso da internet na hora de escovar os dentes. Isso porque foi desenvolvida uma escova elétrica com sensores capazes de monitorar os hábitos de escovação e oferecer algumas orientações de higiene bucal.

A escova é conectada à um aplicativo móvel, que pode ser instalado em aparelhos celulares, e com base nas informações coletadas as dicas são geradas para o usuário. A informação beneficia o automonitoramento do paciente e o acompanhamento da evolução do tratamento pelo dentista responsável.

Adeus motorzinho!
O barulho do motor das brocas utilizadas pelos dentistas no tratamento de cáries costuma ser um grande vilão para boa parte dos pacientes. Uma alternativa a esse método é o uso do gel de papaína, substância extraída do mamão.Desenvolvido no Brasil e disponível no mercado desde 2005, o gel possui propriedades bactericidas e anti-inflamatórias.

O produto trata as cáries de forma rápida e representa um baixo custo em relação a outros métodos. O gel é aplicado diretamente no dente, amolecendo a cárie, tornando possível a remoção do tecido atingido e preservando a área sadia, apenas com um raspagem, sem o uso do motor.

Influência genética no surgimento de cáries
O surgimento da cárie e doenças periodontais normalmente é associado a hábitos de má alimentação e higiene bucal precária. Mas uma startup brasileira desenvolveu um teste genético capaz de detectar bactérias causadoras desses tipos de adoecimentos bucais. A empresa é reconhecida pela atuação na área de diagnóstico molecular e responsável pelo desenvolvimento dos kits Point-of-care (PoC).

A iniciativa da startup venceu um desafio latino-americano promovido pela Johnson & Johnson e o movimento 100 Open Startups, divulgado no início deste ano.

Bem vindo à era 3D!
A impressão 3d têm beneficiado várias áreas do conhecimento, inclusive a odontologia, possibilitando restaurações e desenvolvimentos de próteses e implantes mais resistentes, duráveis e com alta precisão. A impressão 3D também é utilizada na confecção dos alinhadores invisíveis.

O que antes demorava em média duas semanas para ficar pronto, agora fica em apenas 24 horas, o que agiliza a reabilitação oral dos pacientes, devolvendo a sua saúde e o seu bem estar.

Anestesia sem dor
Ao buscar um tratamento dentário, muita gente pode sentir medo do tamanho da agulha, não é mesmo? Mas um novo sistema de monitoramento computadorizado, conhecido como Morpheus, utiliza uma agulha com o calibre menor que a dos demais procedimentos e controla a aplicação da quantidade de anestésico nos dentes.

A aplicação do anestésico é feita apenas no dente e não ocorre nos tecidos adjacentes. Com isso, são evitados os efeitos colaterais desagradáveis, como dor, sensação de inchaço e dormência e até mesmo a chamada pitose (boca torta).

Busque ajuda especializada!
Não há dúvidas que a tecnologia pode ser uma aliada da nossa saúde. Mas por mais que ela tenha evoluìdo e proporcionado novos tratamentos eficazes e confortáveis; nenhuma atitude deve ser adotada antes de uma consulta com o dentista. Consulte um profissional habilitado, afinal ele irá te orientar qual o melhor e mais adequado tratamento para o seu caso.

Agende sua consulta em um consultório digital!
Rua Oscar Vidal, nº 307, sala 402 | Centro
Juiz de Fora - MG | CEP 36016-290
32 3015.0204