Esse procedimento, juntamente com sua rotina de cuidados, é responsável por prevenir o aparecimento de cáries e outras doenças bucais.

Tire suas dúvidas e conheça mais sobre a importância dessa técnica de limpeza:

O que é a Profilaxia?

A Profilaxia é um método que consiste na limpeza dos dentes realizado por um cirurgião dentista. São utilizados no processo apenas aparelhos e produtos profissionais, que higienizam de forma profunda e completa cada dente e a gengiva.

Com a profilaxia é possível prevenir cáries, gengivites, mau hálito e outros problemas bucais. O procedimento atua “polindo” a superfície dos dentes, e com isso fica mais difícil ocorrer o acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

A limpeza também ajuda a deixar os dentes mais limpos e brilhantes - melhorando a aparência do seu sorriso como um todo.

Como é feita a limpeza dentária?

A profilaxia bucal começa com uma avaliação clínica feita pelo profissional dentista. Ele avalia o estado dos dentes e prevê o que cada paciente necessita em especial. O estado de sensibilidade dos dentes do paciente, a presença de tártaro e placa também são questões a serem observadas.

Em seguida é realizada a raspagem, alisamento e o polimento de cada dente individual. O processo pode ser manual ou através de um aparelho de ultrassom, jatos de bicarbonato e escova com pasta profilática. Por fim, o flúor é aplicado para preservar o processo de limpeza e fortificar os dentes.

Confira um passo a passo detalhado:

  1. Tartarectomia - raspagem dos dentes para remoção precisa e completa dos tártaros;
  2. Jateamento - caso seja necessário, é o jato com bicarbonato de sódio que intensifica ainda mais a limpeza, polindo e protegendo os dentes;
  3. Escovação - o dentista pode ainda identificar a necessidade de uma escovação completa, a ser realizada com equipamento e pasta dental profissionais.

Com a realização da profilaxia o paciente estará livre da placa bacteriana, tártaro e eventuais manchas nos dentes! E não é preciso se preocupar: o procedimento não causa dor, apenas pode ocorrer uma sensibilidade maior - e que varia de paciente para paciente.

Frequência do procedimento

A limpeza dentária, normalmente, é indicada de 6 em 6 meses. Porém, muitos fatores podem fazer esse tempo variar, como a predisposição em relação ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro do paciente. A frequência pode variar tanto para mais, quanto para menos: em alguns casos a profilaxia pode ser exigida de três em três meses, ou até mesmo somente uma vez por ano.

Sobre essas questões, seu dentista deve identificar o seu estado clínico e fazer as orientações ideais de acordo com o quadro apresentado.

Cuidados após o procedimento

Depois da profilaxia seus dentes vão estar mais saudáveis e higiênicos! Mas é preciso ficar atento a algumas recomendações a serem seguidas logo após a realização do procedimento.Confira:

*Evite comer logo após a limpeza

Ao sair do consultório do dentista é preciso evitar se alimentar por algumas horas. Sobretudo, os alimentos com carboidratos em excesso, como refrigerantes, balas e doces, hambúrgueres, entre outros. O tempo mínimo é de meia hora, entretanto, quanto maior o intervalo, melhor. O ideal é esperar cerca de 1 ou 2 horas para beber ou se alimentar novamente.

*Não é preciso escovar os dentes

Ao chegar em casa do consultório não é necessário realizar a rotina de higiene bucal. A limpeza não é exigida porque o flúor que foi aplicado durante a profilaxia ainda estará agindo, e quanto maior o período de tempo do produto agindo, um melhor resultado será obtido.

Aguarde por pelo menos 2 horas e depois retome a rotina de limpeza normalmente - que deve ser feita após todas as refeições. O hábito da higienização ajuda na prevenção de diversas doenças bucais, e claro, prolonga o efeito da profilaxia.

Indicado para todos

O procedimento da profilaxia é seguro e indicado para todos os tipos de pacientes, sem contra indicações. A única observação a ser feita é em relação ao histórico de cada paciente, afinal, é preciso analisá-lo antes de qualquer ação médica.

Mesmo com todas as vantagens da limpeza dentária, por vezes as pessoas preferem fazer uma “economia” e consideram o procedimento desnecessário. Entretanto é preciso frisar que a profilaxia realizada periodicamente pode evitar doenças periodontais e poupar o paciente de enfrentar um tratamento de canal ou outros problemas mais sérios, como a perda de um dente.

Visitas frequentes ao dentista são o melhor investimento que você pode fazer pela sua saúde bucal!