A mastigação correta é essencial para a manutenção da saúde bucal, e evita também, problemas com origem no sistema digestivo. Confira no artigo como essa função impacta em sua vida:

Importância da mastigação

Além de beneficiar seu corpo com uma boa digestão, uma mastigação adequada pode influenciar na aparência dos dentes como um todo. Mastigar de um mesmo lado constantemente, realizar a ação de boca aberta ou engolir os alimentos sem mastigar pode induzir deformações na arcada dentária, como desgastes e retração gengival.
Ao mastigar, os alimentos são “quebrados” em partes menores, o que facilita a digestão e fortalece os músculos orofaciais. Os músculos que atuam na mastigação também efetuam a sucção, deglutição e respiração. Se uma pessoa não mastiga de forma certa, ela pode ter problemas no processo de digestão e também perturbações na musculatura da região.

Causas da mastigação incorreta

Não é só a preguiça ou o descuido que podem gerar uma mastigação incorreta. Além da pressa, o estresse, má oclusão e mordida cruzada também podem ser a raiz do problema.
Quem sofre de sensibilidade, distúrbios na ATM (Articulação Temporomandibular), problemas respiratórios que causam a respiração pela boca ou fraqueza dos músculos, corre riscos de sofrer com uma mastigação imprecisa.

Prejuízos

Uma má mastigação pode causar uma série de problemas, tanto em adultos quanto em crianças. As crianças podem sofrer com problemas na fala e até mesmo ter a capacidade de articular alguns fonemas afetados. Já nos adultos, desequilíbrios na Articulação Temporomandibular, por exemplo, podem causar dor e inflamação articular, levando até mesmo a ocorrência de estalos da mandíbula durante o ato de mastigar.
O prejuízo mais comum da mastigação incorreta é a má digestão, que pode evoluir para dores abdominais, enjoos ou vômitos.
Existe também a mastigação unilateral - que significa mastigar por apenas um lado da boca - e essa ação pode causar a sobrecarga de um ou mais dentes. Ao forçar a musculatura de apenas um lado, a mastigação pode causar lesões, e até mesmo a perda do dente em situações mais sérias.

Como devemos mastigar então?

Segundo profissionais, a mastigação precisa ser bilateral, que é realizar a ação utilizando os dois lados da arcada, com movimentos rotacionais. Cada dente possui sua função específica, uns para cortar, outros para triturar os alimentos, e a mandíbula deve fazer movimentos circulares e verticais.
O indicado é mastigar de 30 a 50 vezes a comida, porém isso vai depender da consistência de cada alimento.

Fique atento a algumas dicas:

*Leve à boca somente quantidades de comida que possibilite a mastigação de forma confortável;
*estimule a mastigação dos dois lados da boca: fique atento ao lado em que está o alimento, depois que engolir, deixe a próxima fração de comida ir para o lado oposto;
*a ação de mastigar deve ser feita com movimentos verticais e rotatórios;
*mastigue lentamente - o ideal é sempre comer as refeições sem pressa.

Como resolver o problema?

Muitas pessoas nem percebem que estão cometendo o ato da mastigação de forma incorreta, o melhor é buscar orientação de um profissional dentista. Problemas como cáries, mordida cruzada e má oclusão podem estar influenciando na sua mastigação, e são situações que só podem ser resolvidas no consultório.
Uma forma de tratamento para essas questões é o uso dos alinhadores estéticos invisíveis - opção perfeita para corrigir os dentes tortos e em má formação. Todos implantados com a mais recente tecnologia. Os alinhadores Invisalign e OrthoAligner são 100% personalizados, feitos a partir do escaneamento em 3D de cada paciente, e com isso alcançam precisão e rapidez ao longo dos tratamentos.

Agende sua consulta!

Não deixe de cuidar da sua saúde bucal - seu sorriso é uma porta de entrada para o mundo. Conheça o consultório do Dr. Paulo Renato e Dr. Sérgio Casarin - profissionais qualificados e experientes, que vão oferecer o melhor atendimento para você.