Neste artigo você vai aprender tudo por trás dessa técnica que é praticada em centenas de consultórios mundo afora.

 

O que é?

Muitas pessoas ainda têm um medo irracional do Tratamento de Canal, devido a boatos e mitos que se formaram sobre o procedimento ao longo do tempo. Entretanto, esse tratamento nada mais é do que o simples tratamento dos componentes internos de um dente, a polpa ou nervo, que quando infeccionados necessitam ser removidos.

A remoção desse tecido interno do dente se faz inevitável quando a polpa é danificada ou morta, exigindo que a região seja higienizada e preenchida. Esse tratamento permite que os dentes infectados sejam tratados e salvos, já que até poucos anos atrás quando a polpa era comprometida, a única solução era a extração completa do dente em questão.

Se o problema não for tratado a infecção pode permitir a formação de pus na ponta da raiz do dente, atingindo o osso maxilar e criando um abcesso (bolsa de pus que se acumula dentro do corpo). Esse abcesso pode arruinar todo o osso em volta do dente, levando a sérias complicações de saúde.

 

Para quem o tratamento de canal é indicado?

As pessoas que não praticam a rotina de higienização completa dos dentes e boca são as mais propensas a precisar de um tratamento de canal. Isso acontece porque a região onde está localizada a polpa é o local mais interno do dente, e geralmente só é atingido pelas cáries em estágio avançado, por fraturas ou outros tipos de infecção.

Embora os casos mais comuns nos consultórios sejam resultado de cáries ou pancadas no dente, existe também a possibilidade do estresse ser um fator causador do problema, já que o psicológico do paciente pode acabar por gerar o ranger de dentes. E essa ação, realizada durante o sono ou mesmo enquanto acordado, é capaz de trincar ou fraturar o dente - exigindo assim o tratamento de canal como forma de solução para o problema.

 

Como funciona o tratamento

O número de sessões precisas para a realização do tratamento vai depender do estado de infecção do dente e os equipamentos a serem utilizados pelo profissional dentista. Normalmente o tratamento ocorre em duas sessões.

Primeiramente o dentista vai abrir o dente comprometido e realizar uma limpeza completa, extraindo a polpa danificada e eliminando de vez todas as bactérias presentes na região.

Em seguida o dentista vai restaurar o local, preenchendo a área onde antes estava a polpa, com o material de obturação escolhido pelo paciente. Por vezes são instaladas “coroas” para garantir naturalidade e uma melhor aparência do sorriso.

 

O que acontece após o tratamento de canal?

Os cuidados durante o pós-tratamento são muito importantes para assegurar a eficácia do procedimento. A recomendação fundamental é ter atenção com a alimentação, evitando aquelas comidas mais duras ou resistentes, já que isso vai gerar uma carga maior ao dente tratado. O ideal é seguir as orientações prescritas pelo dentista, seja em relação a alimentos, medicação ou comportamento.

Mesmo com tratamento o dente ainda pode ter problemas?

Se o dente for fraturado de forma externa ou uma cárie for tratada de forma incorreta, existe sim a possibilidade de novos problemas surgirem. Por isso é tão importante ter atenção na hora de escolher o profissional que irá cuidar da sua saúde bucal.

Quando os dentes são restaurados de forma adequada o tratamento tem duração para toda a vida. Mas atenção! Um dente bem tratado também pode ser vítima de cárie novamente, por esse motivo ter uma rotina correta e regular da higiene bucal, e manter as visitas de check up ao consultório do dentista são as únicas formas de se prevenir desse problema.

 

Realize seu tratamento de canal com quem entende do assunto

Está sofrendo com cáries ou fortes dores no dentes? Procure um profissional qualificado para te ajudar! O Dr. Paulo Renato e o Dr. Sérgio Casarim possuem grande experiência nessa área da Ortodontia.

Agende já sua consulta e conheça nossa infraestrutura! Atendemos crianças, adolescentes e adultos, indicando o melhor método para cada tipo de paciente.