O que é a mordida aberta?

O quadro de mordida aberta ocorre quando não há contato entre os dentes inferiores e superiores. Ela pode acometer tanto os dentes da frente quanto os de trás, podendo ser bilateral (ambos os lados) ou atingir somente um lado da boca - a mordida aberta unilateral.

A condição afeta adultos e crianças, em variados níveis e localização. Além dos problemas estéticos e de mastigação, esse tipo de alteração na arcada dentária pode afetar também as funções respiratórias e de fonética do indivíduo.

 

*Causas e sintomas da mordida aberta

A mordida aberta é causada devido alguns hábitos, como: o uso prolongado de chupetas, a sucção de dedos, roer unhas, morder objetos (como canetas) e a respiração pela boca.

Os sinais mais comuns da mordida aberta são:

- dor de cabeça;

- dificuldades para mastigar;

- chiado nos ouvidos;

- estalos ou dores na mandíbula.

 

O que é a mordida cruzada?

Já o quadro de mordida cruzada é aquele que altera a posição natural dos dentes. Também conhecido como mordida invertida, se trata de uma má oclusão, que faz com os dentes superiores fiquem em uma posição mais “para dentro” em comparação com os dentes inferiores. Ocorre também os casos em que os superiores obstruem os dentes inferiores.

Muito comum entre as pessoas, essa condição acaba por resultar em uma aparência de “boca torta”, e como no caso da mordida aberta, pode ocorrer de forma unilateral ou bilateral.

A mordida cruzada pode trazer consequências muito mais graves que apenas a estética do sorriso, ela prejudica o processo de mastigação e respiração, pode levar a fraturas, a perda de dentes, problemas de fala, e no caso de crianças ela também pode interferir na crescimento dos ossos da face.

 

*Causas e sintomas da mordida cruzada

A mordida cruzada pode ser causada por fatores genéticos (como anomalias no tamanho dos maxilares) ou hábitos prejudiciais - mais comuns -, como o uso da chupeta, roer tampas de canetas e outros objetos, a postura incorreta e a respiração pela boca.

Os sinais mais comuns desta condição são:

  • dores de cabeça constantes;

  • ruídos ao abrir e fechar a boca;

  • dificuldade com a mobilidade da mandíbula;

  • dores ou sensibilidade nos dentes.

Tipos de Tratamentos

O melhor tratamento para essas duas condições vai depender exclusivamente da fase em que o problema for identificado, como infância ou fase adulta, e também da gravidade do quadro de cada paciente.

Existem três métodos capazes de corrigir as mordidas abertas e fechadas: tratamento ortodôntico, tratamento ortopédico ou tratamento cirúrgico. O primeiro, e mais comum entre eles, consegue reposicionar os dentes e movê-los para o local correto através dos conhecidos aparelhos ortodônticos.

Já o Tratamento Ortopédico é mais indicado nos casos de mordida aberta, por exemplo, sendo capaz de reposicionar os ossos da maxila e da mandíbula. E em último caso, quando nenhuma outra abordagem obtém resultados, são necessárias as intervenções cirúrgicas para corrigir dentes em estados muito avançados de má oclusão.

Entretanto o diagnóstico e a consequente escolha por alguns desses tratamentos vai depender do profissional dentista, o único capaz de avaliar o problema, apontar as vantagens e desvantagens de cada procedimento e indicar a melhor solução para seu paciente.

Conheça o melhor tratamento para você!

Mordida aberta e mordida fechada são problemas sérios que podem gerar uma série de complicações ao indivíduo. O correto é buscar um diagnóstico preciso de um profissional dentista o mais rápido possível - já que pacientes com dentes tortos geralmente são os que mais têm quadros de dor e dificuldades para a mastigação e higienização dos dentes.

Dentro da Ortodontia existe o tratamento perfeito para a correção desses problemas: os alinhadores estéticos invisíveis. Realizados com a mais alta tecnologia, e de forma totalmente personalizada, os tratamentos com alinhadores Invisalign e Ortho Aligner utilizam de moldes feitos a partir do escaneamento 3D da arcada dentária, e corrigem os dentes dos pacientes com rapidez e alta taxa de qualidade e precisão.

 

Procure apenas profissionais qualificados para que seu sorriso fique perfeito! O Dr. Paulo Renato e o Dr. Sérgio Casarim possuem vasta experiência em diversos campos da Ortodontia. Agende já sua consulta!