O que é o Apinhamento Dental?

O apinhamento é uma anomalia que altera o posicionamento dos dentes - são aqueles dentes tortos que por falta de espaço se amontoam uns aos outros impedindo o alinhamento correto da arcada dentária.

Essa falta de espaço pode atingir crianças e adultos, sendo que na criança o problema acontece no momento em que os dentes permanentes nascem, e já na pessoa adulta o apinhamento pode ocorrer até em dentes alinhados, que com o passar do tempo alteram sua posição na boca.

 

Causas do apinhamento

O quadro de apinhamento dental pode ocorrer devido a diversos fatores, inclusive aspectos hereditários e genéticos, pois o tamanho e característica do maxilar e dos dentes pode estar ligado aos traços genéticos do indivíduo.

Outra possível causa do apinhamento é o dente do siso, que por não haver espaço suficiente na boca quando ocorre sua erupção, faz com que os dentes da frente iniciem um processo de apinhamento, fenômeno que começa a “pressionar” os molares até a região frontal do sorriso.

Existem algumas causas menos comuns de acontecer, mas que também podem levar ao quadro de apinhamento dental, como por exemplo:

  • traumatismos - cenário proveniente de quedas, acidentes ou pancadas na região da mandíbula;
  • problemas de respiração - quando o paciente tem dificuldades para respirar pelo nariz e passa a respirar frequentemente pela boca (situação que deforma os dentes).

 

Complicações desse quadro

Um paciente que possui dentes apinhados e tortos e por enquanto não está sentindo dores, pode até pensar em não procurar ajudar e deixar sua boca como está. Porém, isso é um grande erro! Quanto antes o paciente buscar uma orientação com o dentista, melhor!

Em primeira instância, o apinhamento dental pode não ser uma doença grave, mas mesmo sendo simples, é fundamental tratar o quadro o mais rápido possível, pois se trata de um problema funcional, que vai muito além de apenas questões estéticas.

Pessoas com apinhamento dental podem sofrer com trincas nos dentes, além de  desenvolver complicações na ATM (articulação temporomandibular) e também fortes dores de cabeça ou no maxilar.

Os dentes apinhados também impedem a limpeza correta da boca, já que a escovação se torna uma tarefa bem mais complicada. Essa falha na rotina de higiene bucal leva ao aparecimento de mau hálito, cáries e até mesmo inflamações mais graves.

 

Tratamentos para o apinhamento dental

Normalmente os tratamentos indicados para os casos de apinhamento dental são aqueles que envolvem o uso de aparelhos ortodônticos, sejam eles os fixos tradicionais, os removíveis ou os alinhadores invisíveis.

Se o tratamento for realizado de maneira correta, o aparelho tem a capacidade de realinhar os dentes, movimentando eles até uma posição correta. O tempo de duração do tratamento vai depender diretamente da gravidade do quadro do paciente, e da escolha da técnica para a correção do problema.

 

O tratamento mais eficaz para você

Em se tratando de problemas como o apinhamento dental, a melhor forma de corrigir os dentes e deixá-los perfeitamente alinhados é através dos tratamentos com os aparelhos estéticos invisíveis Invisalign e Ortho Aligner.

O tratamento realizado com alinhadores estéticos permite:

- um sorriso discreto, já que o aparelho possui aparência “invisível”;

- praticidade, porque ao permitir que ele seja removível o paciente possui mais liberdade para se alimentar e realizar a higiene bucal da forma mais adequada;

- mais conforto, pois os alinhadores se adaptam melhor ao sorriso de cada um, por serem produzidos a partir de um molde sob medida, produzido após um escaneamento em 3D da arcada dentária do paciente;

- total eficácia, já que um tratamento realizado com alinhadores invisíveis garante resultados mais rápidos em comparação aos procedimentos tradicionais.

 

Agende sua consulta!

A melhor forma de prevenir o desenvolvimento de problemas graves é manter os cuidados corretos com sua saúde bucal e fazer visitas regulares ao dentista.

Para que seu sorriso fique perfeito, conheça o trabalho dos profissionais Dr. Paulo Renato e Dr. Sérgio Casarim, ambos com vasta experiência em diversas áreas da Ortodontia e dos tratamentos com alinhadores Invisalign e Ortho Aligner.

Venha nos fazer uma visita!