O que é e como surge o mau hálito?

A Halitose, nome correto para a condição de mau hálito, ocorre quando bactérias se proliferam na boca do indivíduo emitindo um odor forte na região. Naturalmente, centenas de bactérias estão presentes em nossas bocas, entretanto, quando a boca permanece suja por longos períodos a possibilidade do mau hálito surgir é grande.

O que acontece é que sem a higienização adequada e rotineira, restos de comida permanecem entre os dentes, língua e gengiva, se tornando alimento para as bactérias, que ao dissolvê-las, exalam odores muito fortes na boca.

Existe também o mau hálito matinal, que normalmente acontece devido a redução na produção de saliva que ocorre durante o sono. Estar com o conhecido “bafo” ao acordar é comum. O que não pode é o cheiro se manter mesmo depois do café da manhã ou após muito tempo que a pessoa acordou - isso vai além do bafo matinal, é sinal de halitose!

 

4 causas comuns do mau hálito

Existem diversos motivos que podem estar influenciando na sua saúde bucal e permitindo o surgimento de um quadro de halitose.

 

1- Saburra lingual

A saburra lingual são aquelas manchinhas esbranquiçadas que podem ser encontradas na língua. A saburra consiste em um mix de mucosas que se desprendem da boca e diversas bactérias alojadas ali devido a falta de escovação da língua. Essa faixa branca é uma das principais causas do mau hálito nas pessoas.

 

2- Problemas na gengiva

As doenças como gengivite e outros quadros que envolvem a gengiva também são capazes de motivar a halitose. Já que as doenças gengivais também surgem graças ao acúmulo de bactérias, uma boa higienização da boca toda, como dentes, língua e gengiva, vai impedir uma série de problemas bucais.

 

3- Amígdalas

As placas bacterianas que se formam nas amígdalas (aquelas bolinhas brancas ou amareladas), são responsáveis por causar quadros de dor de garganta e boca seca, além de também permitir o aparecimento do mau hálito.

 

4- Álcool

As bebidas alcoólicas oferecem aquela sensação de “boca seca”, muito comum após um consumo exagerado de bebidas. O álcool resseca a mucosa bucal, que permite a descamação de células, células essas que podem se tornar comida para as bactérias envolvidas nos casos de saburra lingual, por exemplo. Então as bebidas alcoólicas em excesso podem desequilibrar indiretamente o hálito do indivíduo.

 

Prevenção e tratamento para o mau hálito

Existem diversas formas de prevenir ou controlar o aparecimento do mau hálito na sua vida. Ao contrário do que muita gente imagina, os problemas no estômago NÃO causam o mau hálito, tudo se resume aos cuidados com a saúde bucal. Descubra o que fazer a seguir:

 

  • Rotina de higienização:

Escovar os dentes e usar o fio dental diariamente é o item mais importante da lista! O correto é fazer todo o processo de limpeza ao menos 3 vezes ao dia, sem se esquecer de limpar a língua. Fique atento ao realizar a higiene para ter certeza de que os alimentos não ficaram presos entre dentes ou gengiva.

 

  • Hidratação:

O mau hálito matinal ou a sensação de “boca seca” ao longo do dia podem ser evitados se houver produção de saliva suficiente. Ao se manter hidratado você garante a produção da saliva - que também ajuda na limpeza da boca e na eliminação de bactérias. Beba água!

 

  • Alimentação:

Alimentos como alho e cebola são campeões para o surgimento de mau cheiro na boca, devido sua alta concentração de enxofre. Mas além de evitar esse tipo de comida, buscar uma dieta saudável e equilibrada faz bem para sua saúde e impede a halitose de aparecer.

 

  • Cuidados no dentista;

Mesmo com as boas práticas citadas acima, para ter certeza que você não sofre com o mau hálito o correto é fazer visitas regulares ao consultório do dentista. Isso impede o surgimento de doenças - já que as causas do seu mau hálito podem estar ligados a outras condições mais sérias.

 

Combate ao mau hálito

A primeira vista o mau hálito pode parecer um problema simples, porém essa disfunção pode estar ligada a questões bem mais graves como o diabetes, doenças hepáticas ou patologias nos rins.

Procure um profissional qualificado para te ajudar a escolher o melhor tratamento. O Dr. Paulo Renato e o Dr. Sérgio Casarim possuem vasta experiência em diversos campos da Ortodontia. Agende já sua consulta!