O que é a gengivoplastia?

Conhecida também como plástica gengival ou cirurgia periodontal, a gengivoplastia é um procedimento muito comum entre os pacientes que buscam ter um sorriso mais harmônico e natural.

A cirurgia é feita com o objetivo de reduzir o tecido gengival do indivíduo: o cirurgião dentista remove parte do tecido no entorno dos dentes, permitindo uma maior exposição da sua coroa, deixando o tamanho da gengiva e seu contorno mais suaves.

 

Quando a gengivoplastia é necessária?

Como saber quando esse procedimento é indicado? A gengivoplastia não é exclusiva para questões estéticas - essa cirurgia também ajuda a resolver diversos problemas bucais, como: 

  • restabelecer dentes atingidos por cáries subgengivais ou traumas;

  • retirar gengivas encorpadas por causa de tratamento ortodôntico;

  • melhorar a higiene bucal e permitir a eliminação da placa bacteriana;

  • suavizar o sorriso gengival.

 

Existem contraindicações?

Por se tratar de um processo cirúrgico existem diversas variáveis sobre a gengivoplastia, desde complicações devido a possíveis erros, até a falta de resultados significativos no procedimento.

Contudo, se realizado por um cirurgião dentista capacitado, a gengivoplastia possui muito mais prós do que contras. A cirurgia é simples e rápida, e o pós-operatório é fácil de ser realizado.

Com a ajuda de um profissional da Ortodontia, todo o procedimento é acompanhado de forma detalhada, com análise do quadro de cada paciente. Assim é possível obter excelentes resultados, com durabilidade e segurança.

 

5 dúvidas comuns sobre a gengivoplastia

A fim de esclarecer o maior número de questões sobre a gengivoplastia, agora vamos explicar alguns tópicos sobre o procedimento que estão entre os que mais confundem os pacientes:

 

1- Vou sofrer com o pós-operatório da gengivoplastia?

Não! Mesmo se tratando de um procedimento cirúrgico, o pós-operatório da gengivoplastia é muito tranquilo. Existem ocorrências de dor e sensibilidades após a cirurgia, entretanto em níveis naturais, que podem ser refreados com analgésicos.

Durante os primeiros dias são implementadas algumas contenções alimentares, bem como a indicação de produtos específicos para a higiene bucal - tudo com o intuito de garantir uma cicatrização eficaz.

 

2- Quem usa aparelho ortodôntico pode realizar uma gengivoplastia?

A hiperplasia, conhecida como o crescimento excessivo da gengiva, acontece de forma regular entre os pacientes que usam aparelho ortodôntico. Isso ocorre porque durante o tratamento ortodôntico a pessoa costuma ter mais dificuldade em remover os restos de alimento (e consequentemente a placa bacteriana), e passa a utilizar de instrumentos para realizar a higiene.

Esses pacientes que não mantém a higiene em dia durante o tratamento ortodôntico usualmente sofrem com a hiperplasia - condição que só poderá ser corrigida através de uma gengivoplastia. 

 

3- Procedimento tradicional x Gengivoplastia a laser

Muito se fala sobre qual técnica é a melhor, já que ambas possuem seus benefícios. Mesmo acarretando em um custo mais alto, o procedimento feito com laser oferece um pós-operatório consideravelmente melhor, já que as ocorrências de dor são menores e a cicatrização é mais veloz.

Para identificar qual a melhor técnica para você, o mais indicado é buscar orientação junto com um profissional dentista, somente ele será capaz de recomendar o procedimento mais adequado ao seu caso.

 

4- O procedimento pode causar retração gengival?

Em último caso, erros de preparação e de aplicação do procedimento cirúrgico podem gerar retração gengival ou sensibilidade aumentada na área. Para evitar complicações indesejadas, antes de se submeter a qualquer cirurgia, realize uma avaliação completa com um cirurgião dentista qualificado!

 

5- Por quanto tempo dura os efeitos da gengivoplastia?

Se realizada adequadamente, por profissionais especialistas da área, os resultados da gengivoplastia são permanentes. Após cumprir todas as recomendações do seu dentista, antes, durante e após o tratamento, você estará armado de um sorriso perfeito e durável. 

É hora de garantir o sorriso perfeito

Para corrigir problemas estéticos na gengiva em prol de um sorriso mais bonito, é necessário investir em tratamentos de qualidade, como a gengivoplastia.

Na clínica do Dr. Paulo Renato e Dr. Sérgio Casarim existe uma infraestrutura completa, capaz de oferecer os mais modernos tratamentos, com garantia de resultados rápidos e seguros.

Agende já sua consulta!