Esse impedimento na rotina de limpeza pode acarretar em inúmeros problemas, como o surgimento da placa bacteriana, cáries, entre outras doenças que afetam a saúde bucal e comprometem o sucesso dos procedimentos.

Saiba como manter a higienização dos seus dentes durante um tratamento ortodôntico e como ficar livre de complicações durante o processo de correção do sorriso. Continue a leitura!

 

A importância da higiene durante o tratamento

O paciente que se submete a um tratamento ortodôntico garante diversas vantagens para sua saúde bucal, a principal sendo a correção de dentes tortos e desalinhados, mas ele também lucra com a melhora dos processos de mastigação e fala.

Contudo, para alcançar todos esses benefícios é preciso seguir as etapas do tratamento a risca, sem negligenciar a tão importante higiene bucal - responsável por impedir doenças nos dentes e nas gengivas.

O que ocorre é que ao acomodar o aparelho ortodôntico nos dentes, seu material e acessórios favorecem o acúmulo de restos de alimento, que se não removidos geram mau hálito, placa bacteriana, cáries e suas consequências.

Por esse motivo é tão importante reforçar os cuidados com a higiene durante um tratamento ortodôntico, já que o aumento desses pequenos problemas podem piorar o quadro e comprometer totalmente a eficiência do tratamento.

 

Os segredos para uma boa higiene bucal

Para ter uma boca saudável e livre de complicações durante o tratamento ortodôntico é preciso seguir alguns hábitos regularmente. Confira o passo a passo que separamos:

 

*Primeiro passo: escovação

A regra de ouro para uma boa higienização é a escovação correta: escovar os dentes após todas as refeições feitas durante o dia e também escovar antes de dormir. E o processo precisa durar pelo menos 2 minutos! Esse é o tempo de uma escovação bem feita.

Muitos dentistas ainda recomendam o uso de uma escova ortodôntica, já que elas são desenvolvidas especialmente para alcançar até mesmo os locais mais difíceis da boca. A limpeza oral completa dos pacientes em tratamento ortodônticos só consegue ser feita com uma escova adequada, de cerdas macias e formato correto.

 

*Segundo passo: fio dental

Realizar a limpeza entre os dentes é fundamental, já que apenas a escova não consegue remover todos os restos de alimento da boca. Quem usa aparelho pode ter grandes dificuldades com o uso do fio dental, mas pra isso existe o “passa fio”, um acessório que ajuda no deslocamento do fio entre os dentes e o aparelho.

 

*Terceiro passo: não se esqueça da língua

Muita gente acaba se preocupando somente com os dentes e gengivas e acaba se esquecendo de uma parte muito importante da boca: a língua! Nela podem permanecer restos de alimento, gerando o acúmulo de placa bacteriana e abrindo portas para outros germes e bactérias.

É essencial também higienizar a língua durante o processo de escovação, o que pode ser feito com raspadores ou limpadores de língua e bochecha. Com isso você evita o mau hálito e a proliferação de problemas mais sérios.

 

*Quarto passo: enxaguante bucal

A melhor forma de concluir o processo de higiene bucal é com o uso de um enxaguante bucal. Ele é um grande aliado para completar as etapas de limpeza, principalmente quando usado pelo paciente antes de dormir.

Mas atenção: o uso do enxaguante bucal, mesmo com flúor, não substitui os passos anteriores do processo de limpeza! O correto é fazer toda a higienização e somente finalizar com o enxaguante.

 

A Ortodontia Invisível para garantir a higiene perfeita 

Já pensou em uma limpeza bucal durante o tratamento ortodôntico mais prática e fácil? Com os alinhadores estéticos Invisalign e Orthoaligner isso é possível! São inúmeras as vantagens desse modelo de aparelho, mas seu grande trunfo é ser removível e muito mais fácil de higienizar.

O paciente vai poder comer e beber o que quiser durante o tratamento, pois os alinhadores podem ser removidos antes das refeições, sendo muito mais prático em termos de limpeza do aparelho em si. 

Além da higienização perfeita, os alinhadores estéticos também contam com o benefício de ser um aparelho totalmente discreto, e que garante os melhores resultados, mais rápidos e mais precisos dentro de qualquer quadro de correção dental.

 

Agende já sua consulta

A clínica do Dr. Paulo Renato e Dr. Sérgio Casarim trabalha com as melhores marcas de alinhadores do mercado, oferecendo tratamentos ortodônticos modernos e personalizados para cada paciente.

Venha nos fazer uma visita!