A relação da alimentação com a saúde

São inúmeros os benefícios de uma dieta balanceada para a vida de um indivíduo - isso já foi comprovado e é constantemente recomendado por especialistas das mais diversas áreas da saúde. Mas esse hábito também influencia na saúde bucal!

Os tipos de alimentos que uma pessoa ingere afetam diretamente sua higiene oral, em amplos sentidos. Quando determinado indivíduo não se alimenta corretamente, ocorre uma falta de nutrientes no organismo, o que possibilita várias mudanças na região bucal.

Essas alterações são os primeiros indícios de que é preciso ficar alerta! É o organismo demonstrando carências, de que precisa obter uma nutrição apropriada. Um bom exemplo é a falta de nutrientes que pode facilmente permitir uma infecção na boca.

Tudo está interligado: uma má alimentação pode facilitar infecções, que podem evoluir para doenças periodontais. Existem ainda outras alterações, como: a falta de ferro que pode provocar aftas, feridas nos cantos da boca ou até mesmo queimação bucal.

Além disso, a falta de vitamina C ainda pode causar sangramento gengival e dificuldades na cicatrização de feridas. A carência de cálcio, zinco e outras vitaminas também tem relação com diversos problemas que afetam a saúde bucal. 

Outro fator que interfere no bem-estar oral são os alimentos que dificultam a higiene da boca, seja por consistência, coloração ou composição. Pode ser trabalhoso remover determinados alimentos da superfície dos dentes - situação que facilita a proliferação de bactérias.

 

O alimento como aliado da saúde bucal

Existem alguns tipos de alimento que trazem somente benefícios para a saúde oral, são as comidas que funcionam como uma espécie de “detergente” para os dentes. São alimentos que agem na eliminação de restos de outras comidas que permaneceram agarradas aos dentes.

Peras, maçãs, cenouras e laranjas são alguns dos alimentos considerados “detergentes” naturais para a superfície dos dentes.

Já os alimentos ricos em cálcio, como o leite e seus derivados, têm grande impacto na luta contra as cáries, principalmente em se tratando de crianças - o cálcio ajuda no crescimento de dentes fortes, saudáveis e resistentes.

Consumir muita água também é fundamental, pois ela atua na limpeza e irrigação da boca. As frutas ácidas também são ótimas em prevenir a placa bacteriana, já que permitem um menor contato entre as bactérias de placa com alimentos prejudiciais.

 

Quais alimentos são um perigo para a saúde?

O grande vilão para os dentes continua sendo o açúcar! Principalmente os doces, pois eles possuem altas quantidades de açúcar, e se consumidos em excesso podem ocasionar na queda do pH do dente, permitindo a desmineralização e ampliando as chances de cáries.

As comidas ricas em carboidratos e amidos também colaboram para a formação de ácidos que danificam o esmalte do dente e provocam sua desmineralização. A má alimentação é um perigo para a boca, sendo capaz de influenciar até mesmo doenças periodontais graves.

 

Quais alimentos evitar? 

Separamos alguns alimentos que são considerados ameaças para a saúde dos seus dentes: Confira

 

1- Café

O café é uma das bebidas mais apreciadas no Brasil, mas o seu consumo em excesso pode ser perigoso, já que seus pigmentos agem “amarelando” os dentes, o que com o tempo pode ser irreversível. 

Limpezas profundas e clareamentos podem resolver essa questão, porém outra ameaça que vem com o café é o alto consumo de açúcar combinado. Caso for consumir muito a bebida, é melhor optar em beber o café puro, para evitar o grande vilão das cáries.

 

2- Pães

Alimentos ricos em carboidratos são convertidos em açúcar muito rápido, facilitando a proliferação de bactérias na boca. Os pães, biscoitos e massas são considerados alimentos que “grudam” no dente, complicando também a realização de uma boa limpeza bucal após as refeições.

 

3- Balas duras

Primeiramente a guloseima concentra altas taxas de açúcar, com o agravante de ser difícil de mastigar. Essa combinação transforma as balas muito duras em um grande perigo para os dentes. A dureza de certos tipos de alimento pode causar dentes quebrados, já que a dificuldade em morder a comida devido a sua consistência, permite danos graves à boca.

Dentes saudáveis de verdade

Associar uma boa alimentação aos hábitos adequados de higienização são fundamentais para a saúde bucal. Mas para obter uma real proteção contra problemas bucais é preciso visitar regularmente o dentista.

Procure a ajuda de profissionais qualificados para cuidar do seu sorriso: o Dr. Paulo Renato e o Dr. Sérgio Casarim possuem vasta experiência em diversos campos da Ortodontia.

Agende já sua consulta!