Como o aparelho ortodôntico se trata de um novo componente, preso à boca, é preciso seguir uma série de novos hábitos, com o objetivo de impedir machucados e feridas bucais. Neste texto vamos explicar a importância desse cuidado e como você pode prevenir essas lesões.

 

As lesões mais comuns

A adaptação aos aparelhos ortodônticos requer esforço e compromisso por parte do paciente em tratamento. Contudo, os modelos de aparelhos tradicionais (os metálicos) ainda ocasionam em muitas feridas na boca.

Essas feridas podem surgir em diversas regiões, como na parte interna das bochechas, nos lábios ou na língua. Lesões que surgem após a colocação do aparelho ortodôntico normalmente são causadas pelo atrito entre os bráquetes ou devido a fios metálicos soltos.

 

Dificuldade na higienização

Existem também os casos em que o problema acontece com as gengivas. Entretanto, dores nessa área não tem ligação direta com o aparelho ortodôntico em si, mas sim com a higienização incorreta dos dentes - ou a falta dela.

Durante a realização de um tratamento ortodôntico o paciente precisa ter atenção redobrada com a limpeza da boca - já que essas dores podem evoluir para um quadro de gengivite. É fundamental seguir as orientações de um profissional dentista quanto a forma correta de escovação e higienização do aparelho e dos dentes.

 

Tratamento para lesões causadas pelo aparelho ortodôntico

Existem vários tipos de lesões, e cada ferida recebe o tratamento de acordo com a intensidade do problema. Os machucados mais comuns provenientes de aparelhos ortodônticos costumam se curar rapidamente, cicatrizando com cerca de 1 ou 2 semanas.

Caso o ferimento persista, é comum o dentista receitar medicamentos para aliviar o quadro e seus sintomas. Quando a boca já está lesionada há muito tempo é preciso procurar uma orientação profissional, somente seu dentista será capaz de indicar o melhor tratamento.

No mercado existem produtos como a cera ortodôntica ou protetores em gel, que vão ajudar no combate as feridas. Ao aplicar esse tipo de produto no local, são formadas “barreiras” que protegem a boca, impedindo machucados, como é o caso da cera, ou aliviando dores e atuando na cicatrização, no caso do gel.

 

Como se prevenir?

Machucados e lesões causadas por aparelhos ortodônticos são um risco para a saúde bucal, porque esse tipo de ferida pode se tornar uma brecha para o surgimento de inflamações ou infecções bem mais sérias.

Para se proteger de verdade, a melhor forma é investir em um tratamento ortodôntico moderno, seguro e sem riscos de lesões: o tratamento com os alinhadores estéticos Invisalign e OrthoAligner

A tecnologia usada nos conhecidos aparelhos estéticos impede esse tipo de machucado tão comum entre os pacientes que usam o aparelho tradicional. Esse modelo apresenta diversos benefícios para o paciente:

 

- Aparelho sob medida: a arcada dentária completa da pessoa é escaneada em 3D, criando um molde perfeito e sob medida da arcada, o que garante precisão entre o formato dos dentes e o aparelho;

- Os alinhadores são removíveis, permitindo uma higienização completa dos dentes e da boca, durante todo o tratamento ortodôntico;

- Outra vantagem é que esse modelo de aparelho é considerado invisível, já que seu material (acetato transparente) deixa o sorriso discreto e natural.

 

Previna lesões - busque tratamento com a Ortodontia Invisível 

Ao buscar o melhor tratamento para os seus dentes, invista em um tipo de aparelho que traz muito mais benefícios do que os tradicionais. Os alinhadores invisíveis unem eficácia, praticidade e estética.

Com o uso dos alinhadores o paciente não precisa se preocupar com a ocorrência de feridas, lesões, cáries ou outros problemas bucais recorrentes em outras formas de tratamento. Por ter a vantagem de ser removido facilmente, eles garantem uma correta higienização da boca - bom hábito que impede todas essas condições orais.

 

Agende sua consulta

Não deixe sua saúde bucal em risco! Pesquise e escolha o tratamento mais benéfico para você. O consultório do Dr. Paulo Renato e Dr. Sérgio Casarim oferece apenas os mais modernos tratamentos, garantindo eficiência e resultados para todos os seus pacientes. 

Marque já sua consulta e invista no tratamento ortodôntico ideal para a correção do seu sorriso!