Por isso é tão importante corrigir e orientar as crianças desde cedo, para que eles saibam como realizar os cuidados adequados com a boca e os dentes. É de responsabilidade dos pais oferecer bons exemplos para que a criança aprenda tudo corretamente.

Neste artigo você vai conferir mais sobre os benefícios de ensinar bons hábitos para seus filhos e as consequências disso para a saúde bucal na vida adulta:

 

A importância da saúde bucal infantil

O aprendizado que ocorre na infância tem papel fundamental no desenvolvimento de hábitos saudáveis. As crianças precisam aprender cedo os cuidados corretos - que vão refletir em uma fase adulta com mais bem estar e qualidade de vida.

O cuidado com a higienização dos dentes e da boca deve ser visto e praticado como um hábito saudável pelos pais: é muito mais fácil para uma criança assimilar e replicar algo que ela já presencia no dia a dia da família. Com isso, a rotina de higiene vai ser vista como algo comum, e a criança vai levar esse bom costume para toda a vida.

Essa série de cuidados com os dentes é fundamental, já que a limpeza correta da boca impede o acúmulo de bactérias, e, consequentemente, o surgimento de diversas doenças bucais.

Entre esses problemas, os mais comuns são a cárie e a periodontite, que ainda podem causar complicações e refletir até mesmo em quadros mais sérios, como a perda dos dentes.

Os benefícios de ter um olhar mais atento à saúde bucal infantil garante aos pequenos um sorriso saudável, sem cáries ou problemas bucais, além de conservar e proteger todos os tecidos bucais (como dentes, gengivas e mucosas) a medida que a criança for envelhecendo.

 

Papel da alimentação na saúde bucal infantil

Uma grande aliada dos cuidados com os dentes é a alimentação! Quando balanceada e variada, ela pode influenciar de forma positiva na saúde bucal da criança, estimulando o crescimento de dentes fortes e saudáveis. O ideal é investir em uma dieta rica em vitaminas, cálcio e sais minerais.

A maior preocupação dos pais precisa ser com o consumo de açúcar do filho - grande vilão dos alimentos. Balas, doces, biscoitos, refrigerantes e lanches possuem muito açúcar e amido, que combinados com placa bacteriana podem gerar substâncias ácidas que vão danificar o esmalte do dente e formar cáries.

 

Como estimular os cuidados com a saúde bucal nas crianças?

Diversos estudos já apontaram que as crianças que tiverem cárie nos dentes de leite tem maior chance de apresentar o problema na idade adulta, já com seus dentes permanentes.

Por esse motivo a rotina de higienização deve ser um hábito ensinado o mais cedo possível. Veja o que não pode faltar nessa explicação para as crianças: 

 

1- Ensinar que é preciso escovar os dentes ao menos 3 vezes por dia ou após cada refeição, sempre com uma escova de dentes macia e creme dental com flúor;

2- Ensinar que é preciso usar o fio dental, todos os dias, para remover os alimentos que ficam entre os dentes, além de orientar a forma certa de manusear o fio - para evitar feridas nas gengivas;

3- Incentive a criança a beber muita água - o líquido é fundamental para a produção de saliva, que ajuda na “limpeza” natural dos dentes eliminando restos de comida.

 

Além de todos esses cuidados básicos é fundamental levar seus filhos para consultas de rotina no consultório de um dentista. Essas visitas periódicas nos primeiros anos de vida são de extrema importância para que o profissional avalie a saúde bucal da criança, identificando e prevenindo problemas futuros.

 

Cuide da saúde bucal do seu filho

A saúde bucal na infância precisa ser levada a sério, já que estimular esses cuidados desde cedo é essencial para que as crianças tenham dentes saudáveis e um sorriso bonito.

A clínica do Dr. Paulo Renato e Dr. Sérgio Casarim oferece tratamentos modernos e eficientes para todos os seus pacientes. Atendemos crianças, adolescentes e adultos, indicando o melhor tratamento para cada tipo de problema ou faixa etária.

Agende já uma consulta e conheça nossa infraestrutura!