Em casos de má-conservação da escova de dentes, ela pode ser alvo de vírus e bactérias que podem prejudicar a sua saúde.

Saiba o que fazer para garantir uma escovação perfeita e segura.

Troque sua escova de dentes com frequência

Você já deve ter ouvido essa informação: Dentistas recomendam que as escovas de dentes sejam trocadas a cada três meses. E é verdade. Além disso, também é recomendado que as escovas sejam trocadas sempre que as cerdas ficarem deformadas.

Após três meses de escovação ou a perda de formato das cerdas, a escova pode se tornar menos eficiente na remoção da placa bacteriana dos dentes e gengivas, deixando a sua boca mais vulnerável ao ataque de germes e bactérias.

As escovas também devem ser trocadas depois de doenças que afetam a região da boca, como dor de garganta, gripe e resfriado. Os organismos causadores dessas enfermidades podem ficar alojados nas cerdas, levando a uma reinfecção. Mas lembre-se: Não é preciso ficar doente para trocar de escova.

Seque sua escova de dentes entre um uso e outro

Certifique-se que sua escova entre em processo de secagem após o uso, até que a umidade vá embora completamente. Caso contrário, microrganismos como vírus, bactérias e fungos podem se desenvolver no utensílio.

É recomendado que depois de usada, a escova seja lavada com água corrente.

Bata com o cabo da escova na pia algumas vezes até sair o excesso de água.

Em seguida, coloque a escova para secar em pé.

Não é recomendado secar a escova com a toalha ou com papel. Fique atento também para não deixar resquícios de alimentos. Esses elementos podem também atrair os microorganismos nocivos.

Enxaguar a escova antes do uso

Para diminuir os riscos de contato com germes, uma boa medida pode ser fazer um enxágue da sua escova também antes do uso.

Armazenamento adequado

Depois de lavar a escova, é importante ter cuidado com a forma de guardá-la. Não é incomum que o objeto fique sobre a pia do banheiro ou no box, por exemplo.

Esses são lugares úmidos, que também podem atrair microrganismos. O ideal é que o objeto fique dentro de um armário arejado em posição vertical. Importante: A sua escova não deve entrar em contato com as de outras pessoas da sua família.

Capinhas e estojos? Não

 

Capinhas e estojos protetores podem aumentar o calor e a umidade em torno da escova, favorecendo a proliferação de microorganismos. Portanto, não são recomendáveis.

Escovas com uso compartilhado

 

Essa orientação é para aquelas pessoas que têm o costume de pegar emprestado a escova do parceiro (a). O uso compartilhado não é recomendado pelos dentistas.

O motivo é simples: as escovas de dentes fazem a higiene da boca ao remover a placa bacteriana, com microrganismos e restos de alimentos. Mesmo após o uso e limpeza da escova, resquícios desses elementos podem permanecer nas cerdas.

Para evitar que você passe bactérias para outra pessoa e vice-versa, é fundamental que escovas de dentes sejam usadas individualmente apenas.

Proteja bem a sua escova na hora de viajar

 

Para viajar, você pode usar uma caixa plástica ou um protetor para evitar que as cerdas fiquem apertadas. Mas, assim que chegar ao local de destino, coloque a escova para secar no ar. Isso vai evitar a formação de microrganismos.

E quando a escova cai no vaso sanitário?

 

Esse é um tipo de situação não muito incomum. Você nem percebe e quando vê, a escova já está dentro do vaso. Mesmo que a recuperação do instrumento seja rápida, dentistas recomendam o descarte.

O motivo? A escova, ao cair no vaso, passa por uma grande exposição a bactérias e germes. É melhor jogar fora.

Para evitar esse tipo de acidente, procure guardar sua escova longe do vaso sanitário.

Animal de estimação teve contato com a escova? Jogue fora

 

Esse é outro acidente doméstico possível de acontecer. Dentistas recomendam que você se desfaça da escova de dentes se flagrar o seu bichinho andando com ela pela casa. Pode ser o melhor para a sua saúde bucal.

Procure um profissional qualificado para te ajudar a escolher o melhor tratamento. O Dr. Paulo Renato e o Dr. Sérgio Casarim possuem vasta experiência em diversos campos da Ortodontia. Agende já sua consulta!