O fio dental serve para ajudar na remoção da placa bacteriana e de restos de comida acumulados entre os dentes e a gengiva. 

 

Muita gente chega aos consultórios de Odontologia com dúvidas sobre o uso do fio dental. É esse o seu caso? Tire algumas de suas dúvidas antes de agendar uma consulta. 

 

Preciso usar fio dental todos os dias?

 

A resposta é sim! O fio dental tem a função de fazer a limpeza no espaço dentre os dentes, que a escova não consegue alcançar. Essa higienização ajuda a prevenir doenças como inflamações na garganta, sangramento e cáries. Portanto o ideal é usar o fio dental a cada escovação, só assim a higiene bucal ficará completa. 

 

Ainda assim, deixar para usar o fio dental apenas uma vez ao dia já melhora bastante a sua higiene bucal. 

 

Antes ou depois da escovação?

 

Você pode optar pelas duas opções, mas passar o fio dental antes da escovação é o mais indicado pelos dentistas. Quando a pessoa deixa para passar o fio dental depois de escovar os dentes, pode ficar com a sensação de limpeza completa e não passar o fio.

 

O uso do fio dental antes da escovação também serve para remover a placa que fica entre os dentes, abrindo caminho para a escovação completar a limpeza. 

 

Sangramento ao usar fio dental

 

Em caso de sangramento rotineiro na gengiva ao usar o fio dental, é recomendado procurar um consultório de Odontologia para averiguar o seu caso. Um sangramento pode indicar a existência de um pequeno machucado ou até de uma inflamação, como a gengivite. 

 

Não se esqueça de passar o fio dental com suavidade para evitar lesões. 

 

Existe idade para o começo do fio dental?

É recomendado que o fio dental seja introduzido na rotina da criança para que ela se acostume a usá-lo. Pais ou cuidadores devem aplicar a ferramenta até que a criança tenha habilidade para fazer isso sozinha. 

 

Dentistas recomendam que a aplicação do fio dental pode começar quando a arcada dentária estiver completa, o que acontece quando a criança tiver por volta de 2 anos de idade. Mas esse procedimento pode começar até antes disso, a partir de 1 ano e meio.

 

Como usar o fio dental?

Primeiro, a comece pelos dentes de trás, entre os dois lados, para cima e para baixo. Faça isso até chegar na parte central da sua dentição.

 

Depois passe o fio dental entre os dentes, entrando com cuidado no espaço entre a gengiva e o dente. Não aplique muita força, para evitar sangramentos. 

 

Faça movimentos para cima e para baixo, para frente e para trás. Sempre de forma gentil. 

 

Use sempre um pedaço limpo do fio dental em cada parte da boca. O fio dental deve passar por todos os dentes. 

 

Existe um tipo melhor de fio dental?

 

Não existe um tipo melhor de fio dental. O importante é utilizar o produto de forma correta. Naturalmente, você também deve seguir a recomendação do seu dentista na hora de escolher o tipo de fio mais adequado para a sua higiene bucal. 

 

Também existem no mercado as chamadas fitas dentais. E podem ser usadas sem nenhum problema. A diferença é que as fitas dentais são mais largas, alcançando áreas maiores de limpeza. Se bem utilizadas, também são capazes de fazer a limpeza necessária. 

 

Tenho aparelho ortodôntico fixo. Como uso o fio dental?

Para facilitar a vida de quem tem um aparelho fixo, existe o passa fio. É uma espécie de agulha de plástico com uma curva na ponta, conseguindo alcançar os pontos mais difíceis. 

 

Na ponta do passa fio, existe um orifício para colocar as pontas do fio dental. Depois de fazer isso, basta colocar os fios entre os dentes e tirar a sujeira. 

 

O passa fio torna a higienização entre os fios mais simples para quem usa aparelho, mas não é uma solução obrigatória. 

 

E para quem tem prótese?

Esse é mais um caso em que o passa fio é indicado como solução porque os dentes da prótese são unidos. A higienização deve ser feita passando por todos os espaços e na sequência, pode-se usar uma escova interdental com o objetivo de reforçar a limpeza. 

 

Procure um profissional qualificado para te ajudar a escolher o melhor tratamento. O Dr. Paulo Renato e o Dr. Sérgio Casarim possuem vasta experiência em diversos campos da Ortodontia. Agende já sua consulta!