Mas ter os dentes alinhados, é importante não apenas para fins estéticos. Problemas de saúde diversos podem ter origem no desalinhamento da dentição.

 

E quais são esses problemas de saúde?

 

Em caso de os dentes não estarem na posição certa, o paciente pode ter problemas em áreas como a respiração e a fala (o ato de engolir). Outros distúrbios possíveis podem ocorrer na Articulação Temporo-Mandibular (ATM), provocando dores ao mastigar ou na cabeça.

 

Por que os dentes ficam tortos?

 

Existem diversos motivos para que uma pessoa tenha a dentição desalinhada. Uma má formação óssea pode levar à mordida cruzada, por exemplo. Uma outra causa é o não nascimento de um dente. 

Para se chegar a uma conclusão, é preciso passar por avaliação com o dentista.  

 

Quero corrigir minha dentição? O que devo fazer?

 

É nessa hora que a ortodontia está aí para solucionar essa questão. O objetivo dos tratamentos é o de corrigir a mordida, fazer com que o fechamento dela seja correto. 

 

O resultado final faz o fechamento da mordida ficar em harmonia com as linhas do rosto do paciente e outras partes de todo o aparelho que realiza a mastigação. Isso sem contar, é claro com o efeito estético tão desejado. 

 

Mas qual tratamento eu devo fazer?

 

Para quem busca por um alinhamento do sorriso, são inúmeras as opções disponíveis. Além daquele tradicional aparelho ortodôntico, existem ainda os alinhadores invisíveis. 

 

Este moderno método de tratamento tem inúmeras vantagens. A primeira delas, é que os alinhadores são transparentes e removíveis. E as peças são feitas sob medida para a sua boca, após um escaneamento em 3D de toda a arcada dentária.

 

Cada alinhador pode ser utilizado por cerca de duas semanas. Antes de o tratamento começar, o paciente é avisado de quantos alinhadores vai precisar usar para chegar a um resultado efetivo. 

 

Tratamento mais rápido

 

O uso dos alinhadores invisíveis pode garantir um resultado final mais rápido. Mas isso também vai depender da dedicação do paciente. Afinal, o uso incorreto pode atrasar a chegada ao tão esperado resultado. 

 

Portanto, para alcançar o sonho do sorriso ideal é preciso que o paciente colabore para chegar a esse objetivo. 

 

Vantagens estéticas

 

A primeira vantagem estética que os alinhadores garantem é a discrição. Como são praticamente invisíveis, eles não comprometem a estética do paciente.

 

Além disso, o conforto é maior, em comparação ao aparelho ortodôntico, que conta com braquetes e fios para fazer a correção. Esses elementos podem causar incômodos, sem contar a possibilidade do surgimento de feridas e sangramentos. 

 

Higienização simplificada

 

Para quem usa o alinhador invisível, fazer a limpeza diária desse item e da própria boca, é uma tarefa mais fácil. 

 

Como os alinhadores são removíveis, a escovação dos dentes é mais eficiente. É só retirar o alinhador e realizar o procedimento de limpeza.

 

O uso do fio dental também se torna bem facilitado, em relação a quem faz uso do aparelho ortodôntico. O alinhador invisível também não interfere na fala do paciente, ao contrário do que pode acontecer com os aparelhos ortodônticos tradicionais. 

 

Como cuidar do meu alinhador invisível?

 

Para alcançar um tratamento eficaz, é preciso cuidar bem do alinhador. O indicado é que a ferramenta não tenha contato com altas temperaturas. Portanto não é recomendável que o paciente beba ou coma alimentos quentes usando o alinhador. 

 

Limpar o alinhador não é uma tarefa difícil. Para fazer isso, basta removê-lo da boca a executar a profilaxia da forma combinada previamente com o dentista. Escovas de cerdas macias podem ser utilizadas para preservar o produto e garantir que a limpeza seja feita por inteiro.

 

Outra recomendação é não guardar o objeto dentro ou perto de locais com temperaturas elevadas. Nesses momentos, quando fora de uso, o alinhador deve ficar protegido dentro da sua própria caixa, onde ficará protegido de qualquer agente externo. 

 

Na Ortodontia Invisível JF, você realizar o seu tratamento ortodôntico com os aparelhos mais modernos do mercado. Os doutores Paulo Renato Ribeiro e Sérgio Casarim têm experiência com alinhadores estéticos.

 

Marque a sua consulta e consiga o melhor tratamento para corrigir o seu sorriso.