Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/ortodontiainvisi/public_html/libraries/cms/application/cms.php on line 464
Ortodontia Invisível - A importância da ortodontia e sua contribuição para as outras especialidade

Com a odontologia, não seria diferente. A ortodontia atua tanto auxiliando quanto sendo auxiliada por outra especialidades durante todo o processo. Conheça mais sobre importante área e como ela atua em diferentes tratamentos.

Sobre a ortodontia
Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que engloba estudos de prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão.
O objetivo é promover a saúde bucal, seja com os métodos preventivos, interceptativos ou corretivos.

A Ortodontia Preventiva, como o nome já diz, tem por objetivo prevenir eventuais problemas. Portanto, é aplicada desde a infância, pois é a fase onde ocorre o crescimento ósseo e começam as trocas dos dentes de leite.

Com o propósito de pausar um problema, a Ortodontia Interceptativa planeja uma forma de intervenção para que ele não se instale por completo.

Já a Ortodontia Corretiva cumpre o papel de corrigir os erros, por isso, é aplicada principalmente em jovens e adultos. Como tratamento, são utilizados diferentes métodos, que são específicos para caso.

Se você já observou que possui dentes apinhados, desalinhados ou nascendo por cima de outro, a visita ao ortodontista é indispensável para corrigir e melhorar saúde bucal. Mas não são só nesses que você deve procurar um especialista, pois como foi explicado, é possível prevenir e interromper diferentes problemas, evitando consequências sérias.

Colaboração da ortodontia em diferentes áreas

Ortodontia e a Disfunção Temporomandibular (DTM)
A DTM é a especialidade odontológica que cuida das dores e alterações na articulação da mandíbula e músculos faciais. O ortodontista pode atuar conjuntamente com o especialista em DTM e dores orofaciais.

Assim a relação entre essas duas especialidades, através de um planejamento integrado, buscará um melhor reposicionamento da mandíbula para o paciente, proporcionando maior conforto para o mesmo.

Tratamento ortodôntico para o bruxismo
Assim como no caso de disfunção temporomandibular, o bruxismo pode ser tratado com a colaboração de um ortodontista e um especialista em DTM e dor orofacial. Nesse caso, os ortodontistas contam com placas oclusais, que atuam aliviando as dores e desconfortos causados pelo estresse da musculatura da mastigação.

Relação entre ortodontia e periodontia
A periodontia é o ramo odontológico responsável por cuidar dos tecidos em volta dos dentes (gengiva, osso) e também está ligada a estabilidade do tratamento ortodôntico. A periodontia é a responsável por cuidar da saúde oral do paciente, o que é determinante para o sucesso nos tratamentos ortodônticos.

Em contrapartida, as correções realizadas pela ortodontia podem evitar diferentes diagnósticos periodontais. Por exemplo, dependendo do tipo e do agravo dos tecidos gengivais, a ortodontia pode prevenir que ocorra a recessão da gengiva- isto é, quando há perda de gengiva em volta dos dentes- e contribuir para o seu tratamento com uma abordagem periodontal.

Ortodontia e Implantes

Quando o assunto é perda dentária, o implantodontista é um profissional importante para a reabilitação oral. Diante da necessidade de implantes, o ortodontista atua produzindo a movimentação dentária indispensável para que se abra espaço para seja feita a implantação. Deste modo, uma boa interação entre esses dois profissionais produz um resultado final adequado.

Ortodontia aliada à cirurgia
Tratamentos de sorriso gengival, mordida aberta, assimetria facial, prognatismo e retrognatismo são algumas possibilidades de atuação conjunta entre o ortodontista e o cirurgião bucomaxilofacial.
Este trabalho conjunto tem duas finalidades, uma delas é o alinhamento dos dentes e a outra a correção de casos graves de alterações das arcadas. Esses procedimentos colaborativos produzem enormes melhorias na saúde oral de milhares de pessoas.

Ortodontia na reabilitação estética
A prostodontia e a dentística são os campos da odontologia responsáveis pela reabilitação estética. Muitas vezes ortodontia se alia de maneira auxiliar a esses campos para abrir espaço na arcada dentária para alocação de próteses ou implantes e também para que a dentística possa promover a reanatomização dental.

O papel da ortodontia invisível
Com a forte valorização da estética e na busca por procedimentos mais confortáveis e menos dolorosos; o ortodontia tem desenvolvido diversos tipos de tratamento por meio dos aparelhos transparentes, também conhecidos como alinhadores invisíveis.

Eles podem ser retirados no momento da alimentação e também na hora da higienização bucal. Isso faz com que restos de alimentos sejam removidos dos dentes com maior facilidade. Assim há uma melhoria da saúde oral, pois problemas como cáries, tártaro e gengivite são minimizados.

Outra vantagem dos alinhadores é que por serem confeccionados de materiais transparentes, eles são praticamente imperceptíveis. Ou seja além de um sorriso saudável, o paciente adquire uma aparência agradável para a sua boca.

Qual tratamento escolher?
Esses tratamentos são feitos através de uma sequência de alinhadores, que vão sendo substituídos à medida que os dentes vão se movendo no sentido da posição ideal. Atualmente existe uma gama de alinhadores transparentes, todos com propósitos estéticos semelhantes.

Cada caso clínico tem suas particulares e portanto demanda tratamentos específicos. Por isso a indicação de um ortodontista é primordial. Indiferente de qual modelo seja adotado, o benefício maior será sempre o da correção oral diante da adesão ao tratamento.

Cuide da sua saúde: visite o dentista!