Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/ortodontiainvisi/public_html/libraries/cms/application/cms.php on line 464
Ortodontia Invisível - A função da saliva

 

Afinal, o que é a saliva?

A produção de saliva ocorre dentro das glândulas salivares, localizadas perto da orelha, garganta, abaixo da língua e mandíbula. O fluido é transparente, possui densidade viscosa, e sua composição é basicamente feita por água, sais minerais e elementos orgânicos e inorgânicos.

Entre as substâncias orgânicas temos proteínas e enzimas. E as inorgânicas contam com sódio, cálcio, fosfato, entre outros elementos. Mas isso reflete apenas 1% da composição - todo o restante da saliva contém apenas água.

Em uma pessoa adulta saudável, as glândulas salivares produzem cerca de 1 até 2 litros de saliva por dia! Esse líquido é fundamental para que aconteça uma mastigação correta dos alimentos - além de impactar positivamente em nosso aparelho digestivo.

Esse volume de saliva é obrigatório para um perfeito funcionamento do organismo. A falta ou também o excesso desse fluido podem prejudicar a saúde de um indivíduo.

 

Conheça as principais funções da saliva

Agora iremos detalhar todas as funções da saliva no organismo e explicar como ela tem relação com nossa saúde bucal! 

 

Confira:

 

1. Lubrificação natural

A saliva tem como sua principal função manter toda a extensão da boca umidificada. Ao manter a umidade em toda a cavidade oral a saliva ajuda até mesmo na articulação de sons que constituem a fala.

 

2. Paladar

Esse líquido também atua em um papel de gustação, pois permite uma maior sensibilidade da língua e das papilas gustativas, encarregadas de identificar os sabores. A saliva ajuda a dissolver as substâncias contidas nos alimentos, e assim, comunicar ao cérebro qual é o sabor real da comida.

 

3. Deglutição e digestão

Outra função primordial da saliva também ocorre no momento da alimentação. Durante a mastigação o fluido se mistura com a comida, formando um bolo alimentar, de consistência pastosa, que facilita a deglutição - etapa em que a comida é engolida e passa por garganta e esôfago.

Além de permitir que os alimentos sejam engolidos com mais agilidade, a saliva também contém enzimas que já iniciam o processo de digestão antes mesmo da comida chegar ao estômago.

 

4. Limpeza

O fluido salivar ainda atua como uma espécie de “antiácido”, ajudando a conter o acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Essa limpeza elimina bactérias e impede a formação de cáries, mantendo o pH neutro na região.

 

Fique atento com a sua formação de saliva!

Como já mencionamos, uma pessoa adulta e saudável produz até 2 litros de saliva diariamente, porém, se essa quantidade não for alcançada é preciso atenção especial. A redução da produção de saliva pode ser sinal de xerostomia (a conhecida boca seca).

Essa condição pode influenciar o aumento de cáries, infecções a partir de fungos, halitose (mau hálito), além de outras doenças que atacam a região da gengiva.

A carência de fluido salivar também pode ser sinal de problemas como: desidratação, dieta com altos níveis de sal, crises graves de estresse ou ansiedade, apneia do sono e tabagismo.

 

Como garantir a produção de saliva?

Para assegurar uma quantidade saudável desse líquido tão importante, algumas mudanças na alimentação já podem ser um bom ponto de partida. Invista em alimentos que possuem uma função “detergente”, os que “lavam” os dentes no momento da mastigação.

Mudar sua dieta para consumir uma maior quantidade de frutas como maçã, pera ou melancia, ajuda na produção de mais saliva. Sem esquecer do mais importante: consumir bastante água, até mesmo porque ela é o componente principal da saliva.

 

Cuide da sua saúde bucal

A saliva é indispensável para manter dentes e boca saudáveis, já que esse líquido melhora a umidade da cavidade bucal e ainda oferece maior resistência para o esmalte dos dentes.

Em um primeiro momento, a redução ou o aumento na produção de saliva pode parecer um problema simples, porém, essa mudança costuma estar ligada a problemas mais graves, oferecendo complicações para sua saúde.

Faça visitas regulares ao dentista e não adie os cuidados preventivos. Procure um profissional qualificado para melhor te atender. O Dr. Paulo Renato e o Dr. Sérgio Casarim possuem vasta experiência em diversos campos da Ortodontia. 

Agende já uma consulta!