A causa do Alzheimer ainda não é certa, alguns estudiosos da área acreditam que fatores genéticos ou danos externos que são causados ao cérebro (como traumatismos cranianos), são os responsáveis pelo surgimento da doença.
Entretanto, os estudos recentes divulgados revelam que a bactéria que origina a doença é a Porphyromonas gingivalis, que é encontrada nas gengivas, e pode levar as inflamações que se iniciam na boca até o cérebro, principal órgão atingido pelo mal de Alzheimer.
Continue a leitura desse artigo e saiba mais sobre essa conexão!

Alzheimer

Atualmente no Brasil, o mal de Alzheimer atinge mais de 1 milhão de pessoas, com a previsão do surgimento de 100 mil casos a cada ano. A doença consiste na perda gradual das funções cognitivas do ser humano, o cérebro - maior afetado - é responsável por comandar todas as ações corriqueiras do dia a dia, e o Alzheimer impede que a pessoa realize as atividades mais básicas, como se lembrar de como deve se alimentar.
Perda de memória e da percepção das coisas, demência, entre outros problemas de cognição, são as características mais comuns em um paciente com Alzheimer.
Ainda não existe uma cura para essa patologia, somente são realizados tratamentos para atenuar os sintomas agressivos da doença e garantir uma qualidade de vida maior aos pacientes.

Conexão entre o Alzheimer e a saúde bucal

Realizar uma boa higienização dos dentes é fundamental para manter sua saúde bucal, mas não somente: esses cuidados refletem em todo o corpo humano. As pesquisas que identificaram a bactéria responsável pelo Alzheimer é uma inflamação que se inicia nas gengivas - e que poderia muito bem ser evitada com as rotinas corretas de limpeza.
No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas sofrem com doenças periodontais, como a gengivite. Problemas como esse, se não tratados com eficiência e rapidez podem se complicar cada vez mais, possibilitando a proliferação de muitas outras bactérias.

Mas como se prevenir de todas essas doenças?


É mais fácil do que você pensa! Cuidar da sua higiene bucal é uma grande aliada para inibir o surgimento de inflamações nessa região tão delicada e importante que é nossa boca, rosto e cabeça.
A importância de escovar bem os dentes, utilizar o fio dental e um enxaguante bucal, são imensuráveis para sua saúde como um todo. O recomendado é realizar o processo de limpeza por pelo menos 3 vezes ao dia, ou após todas as refeições.

Prevenção e tratamento