Diferenças entre os modelos

 

Aparelhos comuns

Os aparelhos mais tradicionais são os modelos móveis e fixos metálicos. O aparelho móvel é mais recomendado para as crianças, pois sua função é ajudar no desenvolvimento ósseo, para que que os pacientes em fase de dentição permaneçam com os dentes nos lugares certos. Esse aparelho funciona quase que de forma preventiva, evitando que o dente cresça com alguma imperfeição. A maior desvantagem desse modelo de aparelho é que em muitos casos ele se torna um tratamento longo, pois o sucesso do processo depende exclusivamente da colaboração e grau de responsabilidade do paciente.

Já o modelo fixo atua na correção dos dentes permanentes, e se cumprido de forma adequada, corrige qualquer problema. A desvantagem desse tipo de aparelho, e uma das maiores reclamações de quem usa, é a sua aparência: o modelo tradicional possui bráquetes de metal, além dos fios (também metálicos) que fixam o aparelho nos dentes. Se alimentar e efetuar a higiene bucal corretamente é uma das grandes dificuldades para quem opta pelo aparelho fixo de metal.

 

Alinhadores estéticos

Um grande divisor de águas dentro do segmento da Ortodontia, os alinhadores estéticos são os aparelhos mais procurados pelos pacientes nos dias de hoje. Com sua tecnologia moderna, a correção dos dentes ocorre de maneira muito mais rápida e eficaz. Esse modelo consiste em placas de acetato removíveis, que possuem uma aparência “invisível” devido ao seu material. O tipo mais confortável entre os já mencionados, os alinhadores fogem totalmente do aspecto de “sorriso metálico”, grande medo da maioria das pessoas quando descobrem que precisarão iniciar um tratamento com aparelho.

Como escolher o melhor modelo?

Obviamente, quem vai ter maior peso nessa decisão é o seu dentista. Somente um profissional qualificado pode indicar qual o tipo de aparelho vai funcionar para cada determinado problema.

De primeira você irá passar por uma avaliação - onde o dentista vai verificar a fundo sua condição, e depois disso cabe a ele indicar as melhores alternativas para atingir maior êxito durante o tratamento.

No fim das contas, por que optar pelo alinhador estético?

Os alinhadores saem na frente em diversos quesitos em comparação com os modelos de aparelhos ortodônticos tradicionais, sendo o de maior destaque os níveis de precisão entre um e outro.

O aparelho estético é feito sob medida: o processo de modelagem começa com um escaneamento em 3D de toda a arcada dentária do paciente, que produz um molde perfeitamente compatível com os dentes de quem vai iniciar o tratamento. Esse procedimento garante taxas de sucesso altíssimas, além de maior conforto para quem usa.

Aquele que prioriza a questão estética acima de tudo, também irá preferir os alinhadores: o aparelho é composto por bráquetes transparentes, oferecendo uma aparência mais “camuflada” e discreta.

Por fim, a praticidade dos aparelhos invisíveis também é uma grande vantagem, porque como são removíveis eles facilitam todo o processo de limpeza dos dentes: o aparelho pode ser retirado durante qualquer refeição, garantindo conforto, maior higiene e eficiência ao mesmo tempo.

Saúde bucal em primeiro lugar

Corrigir dentes tortos ou em má formação é um assunto que vai muito além da estética - é também um cuidado com a sua saúde! Não existe hora certa ou idade máxima para o uso de um aparelho, qualquer indivíduo pode iniciar o tratamento.

Problemas como dentes apinhados e a Disfunção Temporomandibular (DTM), também podem ser resolvidos com os aparelhos. É só buscar a orientação de um profissional e investir no melhor modelo, com a função ideal para o seu problema.

Agende uma consulta

O consultório do Dr. Paulo Renato e Dr. Sérgio Casarim oferece tratamentos de ponta com os alinhadores estéticos Invisalign e OrthoAligner, ideal para quem busca eficiência e rapidez durante a correção do sorriso. Faça uma visita e conheça nossa estrutura!