Existem pacientes que até mesmo tem medo de iniciar o tratamento por causa de informações infundadas. Neste artigo você vai conferir uma lista de mitos e verdades para esclarecer de vez todas as suas dúvidas!

 

“Quem usa aparelho é obrigado a mudar a alimentação” - MITO

Um dos mitos mais comuns sobre o uso dos aparelhos ortodônticos. Não existem restrições alimentares só por causa de um aparelho. O paciente pode se alimentar normalmente, comendo de tudo, a questão é só ficar atento aos tipos de alimentos mais duros. Por exemplo, é preciso ter mais cuidado ao mastigar comidas como pipoca ou amendoim. E o verdadeiro segredo é sempre realizar uma boa higienização após cada refeição.

 

“Quem usa aparelho desde a infância tem melhores resultados?” - VERDADE

Ao iniciar um tratamento ortodôntico durante a infância as chances de crescer com dentes saudáveis e bonitos é bem maior. É nesta fase da vida que é possível cuidar dos problemas de crescimento ósseo e corrigir a posição dos dentes - o que irá impedir a má oclusão de dentes na idade adulta.

 

“Só é possível usar aparelho nos dentes permanentes?” - MITO

Existem dois tipos de tratamento ortodôntico: o corretivo e o preventivo. O preventivo é aplicado ao caso das crianças, com dentição decídua ou mista (de leite e permanentes), que vai impedir maiores problemas na fase adulta. Já o tratamento corretivo é aquele realizado apenas em adultos, com a dentição permanente, o que não altera em nada sua eficácia.

 

“Quem usa aparelho precisa ter mais atenção?” - VERDADE

O paciente em tratamento ortodôntico precisa ter alguns cuidados especiais em sua nova rotina, ainda mais quando o assunto é a higienização dos dentes. A escovação precisa ser feita corretamente, com atenção para não deixar resíduos de comida para trás. Utilize uma escova com cerdas macias e nunca se esqueça de passar o fio dental. As visitas regulares ao consultório do dentista também são essenciais, seja para uma avaliação do progresso do tratamento, ou seja para a manutenção e limpeza adequada do aparelho.

 

“Os aparelhos estéticos são menos eficientes que os modelos tradicionais?” - MITO

Ambos aparelhos possuem a função de corrigir os dentes, somente suas peças são confeccionadas com tipos de materiais diferentes. O mercado disponibiliza variados tipos de aparelhos, móveis ou fixos, com propriedades e funções distintas. A diferença entre os modelos está na aparência, os tipos “invisíveis” são mais indicados para quem se preocupa com a estética e quer evitar o “sorriso metálico”.

 

“O tratamento ortodôntico pode interferir no processo de fala?” - VERDADE

Durante a fase de adaptação é possível que o paciente sofra alguma dificuldade em falar normalmente. O que acontece é que ao posicionar o aparelho, a cavidade bucal tenha que se readaptar a uma nova posição, e essa situação pode afetar o processo de fala no começo. Entretanto, passadas as primeiras semanas do tratamento, grande parte dos pacientes retorna à sua maneira de falar habitual.

 

“Manutenção e retirada só podem ser realizadas no dentista” - VERDADE

Todos os processos de manutenção, instalação ou retirada de um aparelho ortodôntico só devem ser executadas por um profissional dentista no consultório. Nunca faça nada de forma caseira e independente. Apenas seu dentista será capaz de realizar todos os procedimentos do tratamento ortodôntico de forma adequada.

 

“Tratamento ortodôntico ajuda na saúde como um todo” - VERDADE

As vantagens de um tratamento ortodôntico vão muito além de apenas um sorriso bonito, já que a má oclusão pode acarretar até em problemas respiratórios e outras patologias graves. Vários sistemas do corpo humano são beneficiados, garantindo mais qualidade de vida ao paciente.

 

O tratamento ideal para você

Dentro da Ortodontia existe um tipo de tratamento perfeito para a correção de dentes tortos, apinhados ou com má oclusão: os alinhadores estéticos invisíveis. Produzidos com a mais alta tecnologia, e de forma totalmente personalizada, os tratamentos com alinhadores Invisalign e Ortho Aligner utilizam moldes feitos a partir do escaneamento em 3D da arcada dentária dos pacientes, corrigindo os dentes com rapidez e alta taxa de precisão.

Procure a ajuda de profissionais qualificados para escolher o melhor tratamento. O Dr. Paulo Renato e o Dr. Sérgio Casarim possuem vasta experiência em diversos campos da Ortodontia. Agende já sua consulta!