Nunca é tarde demais para investir na sua saúde bucal. Muitos adultos ainda têm forte resistência em iniciar tratamentos ortodônticos - seja por traumas na infância e adolescência, ou seja por falta de informação adequada.

Ainda existem aquelas pessoas que pensam “está muito tarde para usar um aparelho”, sendo que a idade não importa, saúde bucal é pra vida inteira. Confira quais diferenças o tratamento em adultos possui e os benefícios que ele traz:

Tratamento ortodôntico em adultos X tratamento em crianças

Não existem muitas diferenças entre os tratamentos ortodônticos administrados em cada faixa de idade. O maior contraste no tratamento entre adultos e crianças se trata do crescimento ósseo do paciente em questão: nas crianças o processo ainda está em desenvolvimento, enquanto nos adultos os ossos já estão calcificados.

 

Mitos sobre o tratamento ortodôntico em adultos

Já que o tratamento com aparelhos ortodônticos na fase adulta é envolta em muitos boatos e muita falta de informação, separamos pra você 4 mitos em que as pessoas mais caem sobre esse tipo de tratamento:

 

1- Em adultos o tratamentos demora mais

Não se pode afirmar que um tratamento ortodôntico demora mais em um adulto ou em uma criança, já que é impossível rotular o tempo de cada procedimento apenas pela faixa de idade do paciente.

O que acontece é que os adultos já têm os ossos da face completamente formados, como vimos acima, o que pode deixar o tratamento pouco mais lento, o que não quer dizer que serão anos de espera. Todo tratamento de correção varia de acordo com o quadro e a condição específica do paciente.

 

2- Se já usou na infância não precisa de aparelho na fase adulta

Ter feito um tratamento durante a infância não é um atestado de sorriso perfeito para o resto da vida: você pode voltar a necessitar de um aparelho ortodôntico quando adulto.

Conforme o ser humano cresce, seus dentes vão se alterando com o passar do tempo, a arcada dentária também se modifica, além de hábitos ou práticas inadequadas que podem permitir o aparecimento de novos distúrbios.

 

3- No adulto os resultados não são satisfatórios

Não existe nenhum dado que confirme esse mito. Se realizado de forma correta e com um profissional capacitado, a conclusão de um tratamento ortodôntico só traz benefícios para o indivíduo - de qualquer idade.

Entre algumas melhorias estão: o aperfeiçoamento da mastigação, da fonética e da respiração, possibilidade de uma higiene bucal apropriada e mais completa, e ainda beneficia a estética do sorriso.

 

4- Adulto com implante não pode fazer o tratamento 

Possuir um implante não é um fator excludente de quem necessita iniciar o tratamento ortodôntico. A única questão é que o aparelho não será capaz de mover o dente que foi implantado.

Nesses casos, o melhor é usar o aparelho ortodôntico antes da aplicação do implante, de modo a assegurar o alinhamento perfeito dos dentes.

 

Alinhadores estéticos - o melhor tratamento ortodôntico para adultos

Agora você já sabe que é possível realizar um tratamento ortodôntico mesmo sendo adulto. Mas ainda tem um pé atrás com essa ideia só por causa do aparelho e o famoso “sorriso metálico”? 

Conheça, então, os tratamentos realizados com alinhadores estéticos Invisalign e Ortho Aligner, um procedimento moderno e totalmente discreto, que cada vez mais tem conquistado até os pacientes mais resistentes.

Em se tratando de correções dentárias em adultos, os aparelhos estéticos são os mais modernos dentro da Ortodontia na atualidade. Com a ajuda da tecnologia, os aparelhos oferecem discrição, conforto, e claro, eficiência.

Pensando em facilitar para os pacientes, o tratamento com os alinhadores é totalmente personalizado! Os aparelhos são produzidos a partir de moldes em 3D da boca de cada paciente, permitindo a fabricação de um aparelho que se encaixa perfeitamente nos dentes da pessoa.

Quem prioriza a discrição, encontra nos aparelhos estéticos a “invisibilidade” como sua maior vantagem. Os alinhadores possibilitam um tratamento completamente diferente dos tradicionais cheios de fios metálicos.

 

Você merece o melhor

Invista na recuperação da sua saúde bucal! Escolha o procedimento adequado para você com a ajuda de especialistas na Ortodontia e no tratamento com alinhadores estéticos: o consultório do Dr. Paulo Renato e Dr. Sérgio Casarim oferece o que há de mais moderno para cuidar da saúde bucal em adultos.

Agende já sua consulta!