São diversos modelos de aparelhos ortodônticos no mercado hoje, cada um com suas funcionalidades e características específicas. Continue a leitura desse texto e saiba tudo sobre como cuidar de cada tipo de aparelho ortodôntico!

A importância de manter os cuidados com o aparelho
O aparelho ortodôntico é um dispositivo que atua na correção e alinhamento de dentes tortos, melhorando diversos problemas bucais ao endireitar os dentes e a arcada dentária de um paciente.

Quem começa um tratamento ortodôntico precisa se comprometer em realizar
alguns cuidados básicos, já que isso pode influenciar diretamente nos resultados do tratamento. Existem vários tipos de aparelho, entre os mais conhecidos estão: o aparelho fixo metálico, o aparelho móvel e os alinhadores estéticos. Para cada um desses modelos são necessários cuidados diferentes, e que com o tempo podem impactar na correção do seusorriso. Confira a melhor forma de garantir bons resultados e assegurar seu bem-estar e saúde bucal durante um tratamento ortodôntico:

Aparelho fixo metálico

Os aparelhos fixos possuem em sua estrutura aqueles famosos bráquetes metálicos, que são “colados” no dente. E a quebra desse mecanismo é um dos problemas mais recorrentes em quem faz uso desse modelo de aparelho ortodôntico.

Mas como evitar essa situação? Esse e outros problemas podem ser prevenidos com o cuidado adequado. Roer unhas, inserir objetos na boca (como tampas de caneta e lápis) e mordê-los são hábitos que causam a quebra de bráquetes.

A alimentação também pode interferir na manutenção do seu aparelho, já que alimentos muito duros como pipocas, azeitonas, castanhas e torresmos são capazes de descolar bráquetes ou entortar fios metálicos. Além disso, evite morder frutas e pedaços de carne inteiros, uma vez que isso pode causar ainda mais danos ao aparelho.

Higienização do aparelho fixo metálico
O paciente que faz uso desse modelo de aparelho deve optar por escovas com cerdas ultramacias ou uma escova interdental para atingir os espaços entre os bráquetes - o movimento durante a limpeza dos dentes precisa ser suave e constante, no sentido
horário. É fundamental manter a boca, dentes e todos os ferrinhos desse tipo de aparelho limpos! O ideal é realizar a higienização logo após todas as refeições, seja um almoço ou apenas aquele cafezinho do lanche - não deixando passar mais do que 5 minutos com a boca suja.


Uma dica é realizar um bochecho antes da escovação, isso ajuda a retirar restos dealimento presos aos fios metálicos. Na hora de escovar, não exagere na força ou você pode até mesmo danificar os suportes do aparelho. Lembre-se de usar o fio dental e também o enxaguante bucal, tudo para uma limpeza completa e caprichada.

Com esses cuidados você mantém sua boca saudável e livre da formação de placa bacteriana e outros problemas que restos de comida entre os dentes podem gerar. Caso aconteça algum acidente com o seu aparelho fixo metálico, procure o dentista para a
manutenção do mesmo.

Aparelho Móvel

O modelo de aparelho móvel costuma sofrer com quebras apenas em relação ao seu armazenamento incorreto. O manejo e o local onde ele é guardado são muito importantes para esse tipo de aparelho. Existem caixas especiais para isso, onde eles estão seguros contra perdas e quebras. Além disso, essa caixinha é um espaço muito mais higiênico. Evite colocar o aparelho em bolsos ou em locais estranhos na hora que for retirar para comer.

Higienização do aparelho móvel
Grande parte dos aparelhos móveis podem ser retirados para a realização de refeições ou limpezas. Os profissionais dentistas observam que para evitar machucados feitos pelo aparelho na boca, ou que ele se quebre, o paciente não pode se alimentar com o aparelho nos dentes.

Esse tipo de aparelho pode ser higienizado com escovas de cerdas mais duras do que o normalmente utilizado para os dentes. Mas novamente, ele precisa ser retirado, já que os dentes não serão limpos caso as etapas de higiene sejam feitas com o aparelho na boca.

Alinhadores estéticos

Também conhecidos como alinhadores invisíveis, quem optar por esse modelo também precisa cuidar do seu armazenamento correto. O alinhador precisa estar em sua caixinha específica, onde será protegido de qualquer perigo. A higienização desse moderno aparelho deve ser realizada com escovas macias e pequenas, tudo para preservar o alinhador e, ao mesmo tempo, atingir todos os pequenos cantos durante a limpeza.

Vantagens dos alinhadores estéticos
Esse modelo é feito sob medida para cada paciente, através do escaneamento em 3D da arcada dentária da pessoa, o que garante excelentes resultados durante o tratamento, unindo praticidade e beleza: o alinhador também é invisível, já que seu material em acetato transparente permite um sorriso natural e o aparelho fica sutil. Outro benefício existente é que os alinhadores são removíveis, o que facilita ainda mais a higienização dos dentes.

Agende uma consulta
Realize o seu tratamento ortodôntico com os melhores e mais modernos aparelhos que existem. O consultório do Dr. Paulo Renato e Dr. Sérgio Casarim possui vasta experiência com alinhadores estéticos Invisalign e Ortho Aligner.
Marque já a sua consulta e invista no tratamento mais eficaz para a correção do seu sorriso!